Em setembro, o Ministério da Educação anunciou o primeiro concurso para a recuperação de 22 escolas, com um investimento de 300 milhões de euros.
Nas últimas semanas, foi comunicado a abertura do segundo concurso para obras de requalificação em 237 escolas, no valor de 850 milhões de euros.
O Ministério selecionou as escolas elegíveis para estas intervenções, mas não divulgou os critérios de seleção utilizados.
A concretização das obras dependerá de um longo processo burocrático, incluindo a candidatura das autarquias, cujos resultados só serão conhecidos no final do segundo semestre de 2026. A data de conclusão das obras permanece, por enquanto, uma incógnita.
Entretanto, desde março de 2025), o MetaProf tem vindo a recolher dados, com a colaboração da comunidade escolar, sobre os problemas estruturais das nossas escolas.
Estes dados evidenciam o estado degradante de muitas instituições de ensino público: inundações, presença de amianto, recreios deteriorados, entre outros problemas. Relatório março de 2025
Com base nestas informações, decidimos cruzar os dados das listas de escolas elegíveis divulgadas pelo MECI com os problemas estruturais reportados pela comunidade MetaProf.
Porque acreditamos que os dados pertencem aos professores e à comunidade escolar, criámos a página ESCOLAS elegíveis para OBRAS de REABILITAÇÃO. Nesta plataforma, é possível:
– Pesquisar por escola;
– Consultar se a escola é elegível para obras;
– Identificar os problemas graves reportados;
– Verificar a presença de amianto nas estruturas.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar, explorar e partilhar esta ferramenta, reforçando o compromisso coletivo com uma escola pública mais justa, segura e moderna.
➡️ Aceda à página: https://www.metaprof.pt/deep/
———
A equipa
Metaprof.pt

Deixe um comentário