Apesar dos montantes disponibilizados pelo Fundo de Financiamento Descentralizado (FFD), que atribui às câmaras municipais a responsabilidade pelas obras e pela recuperação das escolas, o estado de degradação do parque escolar público continua a ser crítico.
Segundo dados do MECI, mais de 500 escolas foram identificadas como necessitando de intervenções infraestruturais urgentes.
Perante esta realidade preocupante, a metaPROF tem vindo a recolher factos e testemunhos junto de quem melhor conhece o quotidiano das escolas — os professores.
Deixamos, por isso, algumas interrogações para reflexão conjunta:
- Estarão as câmaras municipais a assumir plenamente o papel que lhes cabe na recuperação das escolas?
- Os diretores dos agrupamentos de escolas conseguem fazer chegar, de forma eficaz, os problemas à tutela?
- Que mecanismos existem para garantir que as necessidades das escolas são realmente ouvidas e tratadas com a urgência necessária?
- O reconhecimento público do problema por parte do MECI traduz-se em medidas concretas para resolvê-lo?
- Os fundos estão a ser aplicados com critério e equidade entre os diferentes territórios?
- Qual o impacto destas condições na qualidade da aprendizagem e no bem-estar de alunos, professores e funcionários?
- Estaremos, enquanto sociedade, a dar à escola pública a prioridade que ela merece?
Referências:
Observatório – Debilidades Estruturais na Escola Pública



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