É com particular entusiasmo que apresentamos a nova webapp DEEP – Debilidades (infra)Estruturais das Escolas Públicas.
Contexto
Infelizmente, são muitos os estabelecimentos de ensino que apresentam sérias debilidades infraestruturais: salas e polivalentes com infiltrações de água, recreios com graves problemas de segurança, acesso limitado ou inexistente à internet, salas de aula sobrelotadas e sem climatização, tetos e passadiços com coberturas de amianto, entre outros. Todos sabemos que essas debilidades afetam diretamente a qualidade das aprendizagens dos nossos alunos e a saúde de todos os que lá trabalham.
Apesar de algumas escolas terem sido intervencionadas, no sentido de melhorarem as suas infraestruturas, outras foram completamente esquecidas pelas entidades competentes. O estado de degradação em que se encontram é inaceitável.
Perante um novo contexto de financiamento europeu Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e do programa de descentralização, que transfere para os municípios a responsabilidade pelo parque escolar, é essencial que a comunidade educativa esteja atenta e ativa. É nosso dever avaliar como esses investimentos são realizados e garantir que eles resolvam realmente os problemas estruturais das nossas escolas.
Acreditamos que os professores e as comunidades locais podem e devem desempenhar um papel ativo na monitorização e auditoria da aplicação dos recursos financeiros.
É também da responsabilidade dos professores denunciar a utilização dos dinheiros públicos para financiar manobras de propaganda político-partidária, que visam beneficiar governantes e autarcas, especialmente no período pré-eleitoral que estamos a atravessar. Como sabemos, infelizmente, essas situações são frequentes e acabam por priorizar interesses pessoais em detrimento das reais necessidades das nossas escolas públicas.
Ação/Resposta
Neste contexto, empenhados na continuidade de uma escola pública e democrática de qualidade, criámos a webapp DEEP. Com esta nova ferramenta digital, estamos a abrir espaço para toda a comunidade educativa se envolver na denúncia e resolução dos problemas estruturais que nos afligem:
• Denunciando as reais condições físicas das escolas;
• Acompanhando em tempo real as obras prometidas e em execução;
• Avaliando se os recursos financeiros para concretização das melhorias estruturais estão a ser bem aplicados.
Para mais informações e outras considerações técnicas sobre esta webapp, convidamo-lo assistir à apresentação online, no dia 7 de janeiro, às 21 horas, através deste link: meet.google.com/ida-bvik-smp
Contamos consigo para fazer a diferença!
por
Deixe um comentário