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Escolas Degradadas

Apesar dos montantes disponibilizados pelo Fundo de Financiamento Descentralizado (FFD), que atribui às câmaras municipais a responsabilidade pelas obras e pela recuperação das escolas, o estado de degradação do parque escolar público continua a ser crítico.

Segundo dados do MECI, mais de 500 escolas foram identificadas como necessitando de intervenções infraestruturais urgentes.

Perante esta realidade preocupante, a metaPROF tem vindo a recolher factos e testemunhos junto de quem melhor conhece o quotidiano das escolas — os professores.

Deixamos, por isso, algumas interrogações para reflexão conjunta:

  • Estarão as câmaras municipais a assumir plenamente o papel que lhes cabe na recuperação das escolas?
  • Os diretores dos agrupamentos de escolas conseguem fazer chegar, de forma eficaz, os problemas à tutela?
  • Que mecanismos existem para garantir que as necessidades das escolas são realmente ouvidas e tratadas com a urgência necessária?
  • O reconhecimento público do problema por parte do MECI traduz-se em medidas concretas para resolvê-lo?
  • Os fundos estão a ser aplicados com critério e equidade entre os diferentes territórios?
  • Qual o impacto destas condições na qualidade da aprendizagem e no bem-estar de alunos, professores e funcionários?
  • Estaremos, enquanto sociedade, a dar à escola pública a prioridade que ela merece?

Referências:

Observatório – Debilidades Estruturais na Escola Pública

Relatório março 2025

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