1 - Introdução:
Este relatório analisa as carências infraestruturais das escolas públicas em Portugal continental. Com base na análise de dados, são identificadas áreas de intervenção prioritárias e propostas recomendações para a mitigação dos problemas. O estudo também estabelece correlações com outros dados recolhidos pela metaPROF, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente sobre cada uma das escolas e fomentar a participação da comunidade educativa na resolução dos problemas.
2 - Análise Quantitativa e Qualitativa:
2.1 - Participação e Cobertura:
O presente inquérito obteve 895 participações, resultando na identificação de 754 carências infraestruturais em 410 estabelecimentos de ensino. Tal amostra abrange 121 municípios, correspondendo a 44% do total nacional, e 88% dos distritos de Portugal continental
Esta representatividade demonstra uma cobertura geográfica abrangente e um envolvimento significativo da comunidade escolar. Não obstante a expressiva participação, a ausência de dados provenientes de regiões mais isoladas do país pode ocultar problemas graves em diversas escolas do interior.
Neste sentido, exortamos a comunidade escolar destas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos a participar no estudo, utilizando a nossa aplicação para o efeito
A metaPROF destaca o notável envolvimento do corpo docente neste estudo, bem como a crescente contribuição dos técnicos auxiliares e administrativos. Atualmente, estamos empenhados em estabelecer um diálogo de proximidade com associações de estudantes e de pais, com o intuito de recolher os seus testemunhos sobre as condições das escolas em todo o território nacional.
Total de Participações neste inquérito
total de debilidades apuradas
Escolas Públicas Apuradas
410 escolas reportadas. Cerca de 9.1% do nºtotal (4520) de escolas em Portugal continental.
Municípios Apurados
121 municípios reportados. Nº total de municípios 278, em Portugal continental.
Distritos Apurados
Participantes
2.2 - Debilidades Infraestruturais nas Escolas Públicas Nacionais
Escolas com Amianto
DENUNCIAR
Consciente da gravidade da situação, a metaPROF desenvolveu uma ferramenta de ação que permite a todos os cidadãos denunciar junto das entidades competentes.
Tipo de Debilidades
(para visualização integral do gráfico, rode o ecrã do telemóvel)
por Distrito
Os distritos com maior extensão geográfica e densidade populacional tendem a evidenciar um número superior de carências infraestruturais. Tal fenómeno pode ser atribuído a uma diversidade de fatores, nomeadamente a maior quantidade de estabelecimentos de ensino, a obsolescência das instalações e a pressão demográfica.
por Localidade
3 - Destaques por Município
Sete Municípios com Escolas Públicas
em situação Crítica
Destacamos sete municípios onde os problemas infraestruturais recolhidos neste estudo são mais relevantes, seja pelo número de relatos recolhidos, como também pelo facto destes municípios apresentarem uma densidade populacional considerável.
Para uma análise mais aprofundada, apresentamos as forças partidárias que atualmente governam estes sete municípios, seus presidentes eleitos e os vereadores responsáveis pelos pelouros da educação.
Adicionalmente, realizámos um levantamento detalhado dos programas de financiamento disponíveis, dedicados à conservação e manutenção das instalações escolares.
Apesar dos montantes significativos de financiamento disponibilizados — provenientes tanto de programas da União Europeia como dos Fundos de Financiamento para a Descentralização —, as condições em várias escolas continuam críticas. Evidencia-se a dificuldade dos municípios em priorizar obras de requalificação em estabelecimentos de ensino com graves debilidades, seja por inoperância, seja pela falta de um diagnóstico técnico minucioso dos problemas das escolas sob sua responsabilidade.
Um dos aspetos mais preocupantes é a presença de amianto em muitos edifícios escolares, o que reflete uma falha administrativa significativa na gestão do parque escolar confiado a estes municípios.
7 Municípios com Escolas Públicas em Situação Crítica
Município | Força Partidária Partidária |
---|---|
Porto |
![]() Grupo Cidadãos Eleitores |
Lisboa |
![]() |
Sintra |
![]() |
Loures |
![]() |
Almada |
![]() |
Moita |
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Barcelos |
![]() |
Municípios em Destaque: Análise e Correlações Relevantes
Força Política:

Grupo de Cidadãos Eleitores
Presidente:
Rui Moreira
Vereador do Pelouro da Educação:
Fernando Paulo
# | Debilidades Estruturais Identificadas |
---|---|
1 | Paredes rachadas ou com infiltrações |
2 | Fundações instáveis |
3 | Banheiros insalubres ou insuficientes |
4 | Banheiros não adaptados |
5 | Sistemas de iluminação deficientes |
7 | Presença de Amianto DENUNCIAR |
1 047 555 €
Conservação das Instalações Escolares
A Câmara Municipal do Porto, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"
0 €
Recuperar Portugal
O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..
Escolas Públicas em situação Crítica
# | Nome da Escola | Localização | Ranking Exames-2024 |
---|---|---|---|
1 | EB e Secundária Leonardo Coimbra - Filho | Porto | |
2 | EB do Viso | Porto | 761.º |
3 | EB Irene Lisboa | Porto | |
4 | EB da Constituição | Porto | |
5 | Escola Básica Augusto Gil | Porto | 1011.º |
6 | Escola Básica Eugénio de Andrade | Porto | 797.º |
7 | Escola Básica e Secundária Leonardo Coimbra - Filho | Porto | |
8 | Escola Básica Manoel de Oliveira | Porto | 1018.º |
9 | Escola Básica e Secundária Maria Lamas | Porto | |
10 | Escola Secundária António Nobre | Porto | 493.º |
11 | Escola Secundária Infante D. Henrique | Porto | 997.º |
12 | EB Irene Lisboa | Porto | |
13 | EB do Campo 24 de Agosto | Porto | |
14 | EB Augusto Gil | Porto | 1011.º |
15 | EB e Secundária Fontes Pereira de Melo | Porto | 321.º |
16 | Escola Artística do Conservatório de Música do Porto | Porto | 31.º |
17 | EB do Campo 24 de Agosto | Porto | |
18 | Escola Secundária Garcia de Orta | Porto | 91.º |
Força Política:

PSD - CDS-PP - MPT - PPM
Presidente:
Carlos Moedas
Vereadora Educação:
Sofia Athayde
# | Debilidades Estruturais Identificadas |
---|---|
1 | Paredes rachadas ou com infiltrações |
2 | Sistema Electrico Defciente |
3 | Áreas Recreativas danificadas |
4 | Muros e cercas danificados |
5 | Sistemas de iluminação deficientes |
6 | Áreas alagáveis |
7 | Presença de Amianto DENUNCIAR |
1 488 483 €
Conservação das Instalações Escolares
A Câmara Municipal de Lisboa, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"
0 €
Recuperar Portugal
O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..
Escolas Públicas em situação Crítica
# | Nome da Escola | Localização | Ranking Exames-2024 |
---|---|---|---|
1 | Escola Secundária do Lumiar | Lisboa | 961.º |
2 | EB das Olaias | Lisboa | 1021.º |
3 | EB de Telheiras | Lisboa | 121.º |
4 | Escola Básica de São João de Deus | Lisboa | |
5 | Escola Básica Almirante Gago Coutinho | Lisboa | |
6 | Escola Básica Damião de Góis | Lisboa | |
7 | Escola Básica de Marvila | Lisboa | |
8 | Escola Básica de Telheiras | Lisboa | 121.º |
9 | Escola Básica dos Olivais | Lisboa | 883.º |
10 | Escola Básica e Secundária Luís António Verney | Lisboa | 1034.º |
11 | Escola Básica Eugénio dos Santos | Lisboa | |
12 | Escola Básica Fernando Pessoa | Lisboa | 638.º |
13 | Escola Básica Nuno Gonçalves | Lisboa | |
14 | Escola Básica Pintor Almada Negreiros | Lisboa | 1048.º |
15 | Escola Secundária D. Pedro V | Lisboa | 477.º |
16 | Escola Secundária Eça de Queirós | Lisboa | 287.º |
17 | EB de Telheiras | Lisboa | 121.º |
Força Política:

Partido Socialista
Presidente:
Basílio Horta da Franca
Vereador Educação:
Bruno Parreira
# | Debilidades Estruturais Identificadas |
---|---|
1 | Paredes rachadas ou com infiltrações |
2 | Tetos com goteiras ou forros danificados |
3 | Banheiros insalubres ou insuficientes |
4 | Sistema elétrico deficiente |
5 | Banheiros não adaptados |
6 | Áreas recreativas danificadas |
7 | Falta de extintores ou sistemas de combate a incêndio |
8 | Muros ou cercas danificados |
9 | Sistemas de iluminação deficientes |
10 | Áreas alagáveis |
11 | Exposição a poluição sonora ou do ar |
12 | Presença de Amianto DENUNCIAR |
1 354 577 €
Conservação das Instalações Escolares
A Câmara Municipal de Sintra, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"
0 €
Recuperar Portugal
O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..
Escolas Públicas em situação Crítica
# | Nome da Escola | Localização | Ranking Exames-2024 |
---|---|---|---|
1 | Escola Secundária Miguel Torga | Sintra | 511.º |
2 | Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva | Sintra | 414.º |
3 | Escola Básica D. Carlos I | Sintra | 467.º |
4 | Escola Básica D. Pedro IV | Sintra | |
5 | Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos | Sintra | 660.º |
6 | Escola Básica e Secundária Gama Barros, Cacém | Sintra | 832.º |
7 | Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva | Sintra | 743.º |
8 | Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre | Sintra | 948.º |
9 | Escola Básica Padre Alberto Neto | Sintra | 938.º |
10 | Escola Básica Professor Egas Moniz | Sintra | 486º |
11 | Escola Básica Professor Galopim de Carvalho | Sintra | 1013.º |
12 | Escola Básica Ruy Belo | Sintra | 732.º |
13 | Escola Secundária Leal da Câmara | Sintra | 445.º |
14 | Escola Secundária Matias Aires | Sintra | 564.º |
15 | Escola Secundária Stuart Carvalhais, Massamá | Sintra | 302.º |
16 | EB e Secundária Alfredo da Silva | Sintra | 414.º |
Força Política:

Partido Socialista
Presidente:
Ricardo Jorge Leão
Departamento de Educação:
Ricardo Jorge Leão
# | Debilidades Estruturais Identificadas |
---|---|
1 | Paredes rachadas ou com infiltrações |
2 | Tetos com goteiras ou forros danificados |
3 | Banheiros insalubres ou insuficientes |
4 | Sistema elétrico deficiente |
5 | Banheiros não adaptados |
6 | Salas de aula Superlotadas |
7 | Exposição a poluição sonora ou de ar |
981 012 €
Conservação das Instalações Escolares
A Câmara Municipal Loures, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"
15 202 005 €
Recuperar Portugal
Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR)
Estão identificadas 17 escolas públicas em situação crítica.
Apenas duas escolas do concelho de Loures
estão abrangidas neste programa de financiamento: Escola Básica Gaspar Correia e Escola Básica Maria Veleda.
Escolas Públicas em situação Crítica
# | Nome da Escola | Localização | Ranking Exames-2024 |
---|---|---|---|
1 | EB da Quinta das Mós, Camarate/td> | Loures | |
2 | Escola Básica Bartolomeu Dias, Sacavém | Loures | |
3 | Escola Básica da Bobadela | Loures | 651.º |
4 | Escola Básica n.º 1 de Apelação | Loures | |
5 | Escola Básica de Bucelas | Loures | 687.º |
6 | Escola Básica de Camarate | Loures | 976.º |
7 | Escola Secundária de Sacavém | Loures | 932.º |
8 | Escola Secundária de São João da Talha | Loures | 341.º |
9 | Escola Secundária do Arco-Íris, Portela | Loures | 184.º |
10 | Escola Secundária José Afonso | Loures | 276º |
11 | Escola Secundária José Cardoso Pires | Loures | 573.º |
12 | Escola Básica do Catujal | Loures | 873.º |
13 | Escola Básica Gaspar Correia | Loures | 581.º |
14 | Escola Básica Luís de Sttau Monteiro | Loures | 670.º |
15 | Escola Básica Maria Veleda | Loures | 621.º |
16 | Escola Secundária de Camarate | Loures | 1033.º |
17 | Escola Básica de São João da Talha, Bairro do Estacal Novo | Loures | 958.º |
Força Política:

Partido Socialista
Presidente:
Inês de Medeiros Victorino de Almeida
pelouro da Educação:
Maria Teodolinda Monteiro Silveira
# | Debilidades Estruturais Identificadas |
---|---|
1 | Paredes rachadas ou com infiltrações |
2 | Tetos com goteiras ou forros danificados |
3 | Banheiros insalubres ou insuficientes |
4 | Sistema elétrico deficiente |
5 | Banheiros não adaptados |
6 | Salas de aula Superlotadas |
7 | Presença de Amianto DENUNCIAR |
826 450 €
Conservação das Instalações Escolares
A Câmara Municipal de Almada, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"
0 €
Recuperar Portugal
O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..
Escolas Públicas em situação Crítica
# | Nome da Escola | Localização | Ranking Exames-2024 |
---|---|---|---|
1 | Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté | Almada | 357.º |
2 | Escola Básica D. António da Costa | Almada | 891.º |
3 | Escola Básica da Costa da Caparica | Almada | 801.º |
4 | Escola Básica da Trafaria | Almada | 1042.º |
5 | Escola Básica de Alembrança, Feijó | Almada | |
6 | Escola Básica do Miradouro de Alfazina, Monte de Caparica | Almada | 1040.º |
7 | Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade | Almada | 373.º |
8 | Escola Básica e Secundária Francisco Simões, Laranjeiro | Almada | 956.º |
9 | Escola Básica Elias Garcia, Sobreda | Almada | 572.º |
10 | Escola Básica e Secundária António Gedeão, Cova da Piedade | Almada | 598º |
11 | Escola Secundária Daniel Sampaio, Sobreda | Almada | 314.º |
12 | Escola Secundária de Cacilhas-Tejo | Almada | 307.º |
13 | Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal | Almada | 442.º |
14 | EB e Secundária António Gedeão, Cova da Piedade | Almada | 524.º |
15 | EB e Secundária de Monte da Caparica | Almada | 554.º |
16 | EB n.º 2 da Costa da Caparica | Almada | |
Força Política:

Partido Socialista
Presidente:
Carlos Edgar Rodrigues Albino
pelouro da Educação:
António Carlos Pedrosa Pereira (PS)
# | Debilidades Estruturais Identificadas |
---|---|
1 | Áreas recreativas danificadas |
2 | Paredes rachadas ou com infiltrações |
3 | Tetos com goteiras ou forros danificados |
4 | Banheiros insalubres ou insuficientes |
5 | Sistema elétrico deficiente |
6 | Banheiros não adaptados |
7 | Salas de aula Superlotadas |
8 | Presença de Amianto DENUNCIAR |
468 078 €
Conservação das Instalações Escolares
A Câmara Municipal de Moita, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"
0 €
Recuperar Portugal
O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..
Escolas Públicas em situação Crítica
# | Nome da Escola | Localização | Ranking Exames-2024 |
---|---|---|---|
1 | Escola Básica D. João I, Baixa da Banheira | Moita | 957.º |
2 | Escola Básica D. Pedro II | Moita | 720.º |
3 | Escola Básica de Fragata do Tejo | Moita | 768.º |
4 | Escola Básica de Vale da Amoreira | Moita | |
5 | Escola Básica e Secundária José Afonso, Alhos Vedros | Moita | 967.º |
6 | Escola Básica Mouzinho da Silveira, Baixa da Banheira | Moita | 914.º |
7 | Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira | Moita | 1046.º |
8 | EB de Fragata do Tejo | Moita | 768.º |
9 | EB n.º 1 da Baixa da Banheira | Moita | |
10 | Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira | Moita | 1046º |
Força Política:

PSD - CDS-PP
Presidente:
Mário Constantino Lopes
pelouro da Educação:
Mariana Teixeira Batista de Carvalho
# | Debilidades Estruturais Identificadas |
---|---|
1 | Áreas recreativas danificadas |
2 | Paredes rachadas ou com infiltrações |
3 | Tetos com goteiras ou forros danificados |
4 | Banheiros insalubres ou insuficientes |
5 | Sistema elétrico deficiente |
6 | Banheiros não adaptados |
7 | Salas de aula Superlotadas |
8 | Presença de Amianto DENUNCIAR |
534 871 €
Conservação das Instalações Escolares
A Câmara Municipal de Barcelos, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"
69 798 163 €
Recuperar Portugal
Quatro escolas em Barcelos serão alvo de intervenção ao abrigo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). No entanto, as escolas EB de Arcozelo, EB de Manhente e EB Rosa Ramalho, identificadas como críticas no nosso estudo, não foram contempladas nesta fase..
Escolas Públicas em situação Crítica
# | Nome da Escola | Localização | Ranking Exames-2024 |
---|---|---|---|
1 | EB Gonçalo Nunes, Arcozelo | Barcelos | 1038.º |
2 | EB de Arcozelo | Barcelos | |
3 | Escola Básica de Manhente | Barcelos | 425.º |
4 | Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Lijó | Barcelos | 347.º |
5 | Escola Secundária de Barcelinhos | Barcelos | 253.º |
6 | EB Rosa Ramalho, Barcelinhos | Barcelos | 157.º |
4 - Implicações nas Políticas Públicas
5 - Recomendações
6 - Conclusão
As debilidades infraestruturais nas escolas públicas têm um impacto profundo e multifacetado, afetando a segurança, a saúde, a qualidade do ensino e a equidade no acesso à educação. A persistência desses problemas, mesmo com financiamento disponível, revela falhas na gestão e na priorização das necessidades educacionais. É urgente agir de forma coordenada e eficiente para garantir que todas as escolas ofereçam um ambiente seguro, saudável e propício às aprendizagens.
- Estruturas físicas comprometidas.
- Problemas em instalações básicas.
- Falta de acessibilidade.
- Espaços inadequados ou insuficientes.
- Riscos de segurança.
- Impactos ambientais.
Estamos a recolher dados detalhados sobre as infraestruturas das nossas escolas públicas. O nosso objetivo é criar um mapa nacional das fragilidades estruturais, envolvendo toda a comunidade na identificação e resolução destes problemas. Numa primeira fase, queremos compreender a dimensão dos problemas e, posteriormente, exigir que as entidades competentes assumam a responsabilidade pela sua resolução.
Para isso, desenvolvemos um formulário acessível que permite que a comunidade educativa possa contribuir para identificar fragilidades na sua escola, partilhando fotografias das anomalias e outras informações importantes.
O formulário está organizado em 6 categorias principais:
A sua participação é fundamental para identificarmos as fragilidades das nossas escolas públicas. Juntos, podemos construir soluções e garantir melhores condições para todos!
Manteremos este formulário ativo ao longo de todo o ano letivo, permitindo que reporte novas anomalias na escola ou atualize o estado dos problemas já identificados. Este é um espaço dinâmico, em constante atualização, criado para acompanhar o estado das nossas escolas.
O que implica a descentralização de competências para os municípios (setor da educação)?
"O município tem a responsabilidade pelo planeamento da oferta educativa, do transporte escolar, do investimento nos edifícios escolares, da gestão da ação social escolar, do fornecimento de refeições, da gestão das residências escolares, do recrutamento, seleção e gestão do pessoal não docente, ou da vigilância e segurança dos equipamentos educativos (em articulação com as forças de segurança).
A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, e a Lei n.º 169/99 de 18 de setembro (com as alterações), definem as competências dos municípios.
Em geral, as câmaras municipais têm responsabilidades na gestão de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância públicos. A gestão de escolas de outros ciclos de ensino é da responsabilidade do Ministério da Educação. No entanto, como mencionado anteriormente, houve transferências de competências, pelo que a consulta do registo no Portal Autárquico é fundamental.
Pode consultar o "Registo na Conservatória das Escolas Transferidas para os Municípios" para verificar se a escola em questão foi transferida para a responsabilidade do município. Este registo é crucial, pois desde 2019, com o Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, houve uma transferência de competências para os municípios em relação a algumas escolas. https://portalautarquico.dgal.gov.pt/pt-PT/transferencia-de-competencias/educacao/
O orçamento total destinado pelo Ministério da Educação para a manutenção e melhoria das instalações escolares em 2024 abrange diversas outras iniciativas e projetos em todo o país. Para obter informações detalhadas sobre o orçamento global e a distribuição dos recursos, recomenda-se consultar o Orçamento do Estado para 2024, disponível no Diário da República.
fonte:https://portalautarquico.dgal.gov.pt
Dedicado à demografia, qualificações e inclusão,
este programa terá uma dotação de cerca de 5,7
mil milhões de euros financiada pelo FSE+ e
dirige-se às regiões menos desenvolvidas do
continente, embora algumas das suas medidas
possam abranger as regiões de Lisboa e do
Algarve.
Tem intervenções nos domínios das
políticas ativas de emprego, da educação e
formação profissional e superior, do combate à
privação material, da inclusão social e da
igualdade de oportunidades, com intervenções
que, em conjunto, também contribuem para
enfrentar o desafio demográfico, dando
cumprimento quase integral ao objetivo Portugal +
Social.
fonte:https://pessoas2030.gov.pt/o-pessoas-2030/#etapas
O objetivo da medida é assegurar a igualdade de acesso a escolas públicas de qualidade, aumentando assim a sua atratividade e inclusão e reduzindo as disparidades territoriais. O investimento consistirá na construção de novas escolas ou na renovação de escolas existentes. Os investimentos devem centrar-se em escolas primárias e secundárias que tenham sido identificadas como necessitando de intervenção prioritária.
Resultados e Objetivos
Assinar contratos para a construção ou renovação de 75 escolas públicas do ensino básico e secundário. A escolha das escolas a renovar e da localização das novas escolas deve basear-se numa avaliação das necessidades. Construir ou renovar 75 escolas públicas incluindo a aquisição de equipamento necessário para o funcionamento das escolas novas ou renovadas.
fonte:https://recuperarportugal.gov.pt/prr-resiliencia/qualificacoes-e-competencias/re-c06-i09-01-escolas-novas-ou-renovadas/
Participa!
Reportar Debilidades na Escola Aceda ao Formulário
Utilizadores Registados têm acesso a relatórios mais pormenorizados, estatísticas e noticías de outros projetos de intervenção.
Acreditamos que sem resistência a Escola Pública e democrática não tem futuro.