Debilidades infraestruturais nas Escolas Públicas

Relatório - março 2025

Relatórios / DEEP


1 - Introdução:

Este relatório analisa as carências infraestruturais das escolas públicas em Portugal continental. Com base na análise de dados, são identificadas áreas de intervenção prioritárias e propostas recomendações para a mitigação dos problemas. O estudo também estabelece correlações com outros dados recolhidos pela metaPROF, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente sobre cada uma das escolas e fomentar a participação da comunidade educativa na resolução dos problemas.

2 - Análise Quantitativa e Qualitativa:

2.1 - Participação e Cobertura:

O presente inquérito obteve 895 participações, resultando na identificação de 754 carências infraestruturais em 410 estabelecimentos de ensino. Tal amostra abrange 121 municípios, correspondendo a 44% do total nacional, e 88% dos distritos de Portugal continental
Esta representatividade demonstra uma cobertura geográfica abrangente e um envolvimento significativo da comunidade escolar. Não obstante a expressiva participação, a ausência de dados provenientes de regiões mais isoladas do país pode ocultar problemas graves em diversas escolas do interior.

Neste sentido, exortamos a comunidade escolar destas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos a participar no estudo, utilizando a nossa aplicação para o efeito

A metaPROF destaca o notável envolvimento do corpo docente neste estudo, bem como a crescente contribuição dos técnicos auxiliares e administrativos. Atualmente, estamos empenhados em estabelecer um diálogo de proximidade com associações de estudantes e de pais, com o intuito de recolher os seus testemunhos sobre as condições das escolas em todo o território nacional.

895

Total de Participações neste inquérito

754

total de debilidades apuradas

9%
Escolas Públicas Apuradas

410 escolas reportadas. Cerca de 9.1% do nºtotal (4520) de escolas em Portugal continental.

44%
Municípios Apurados

121 municípios reportados. Nº total de municípios 278, em Portugal continental.

88%
Distritos Apurados

Participantes

2.2 - Debilidades Infraestruturais nas Escolas Públicas Nacionais

A magnitude das carências infraestruturais identificadas evidencia uma situação de degradação preocupante e sistemática do parque escolar. A presença de amianto em 283 estabelecimentos de ensino revela-se particularmente alarmante, face aos graves riscos que representa para a saúde pública. Não obstante a existência de um plano nacional para a remoção de amianto em edifícios públicos, a sua implementação tem-se revelado morosa e carente de transparência. A metaPROF tem diligenciado junto do Ministério da Educação e das autarquias locais, entidades responsáveis pela remoção destes materiais nocivos.
283

Escolas com Amianto
DENUNCIAR

Consciente da gravidade da situação, a metaPROF desenvolveu uma ferramenta de ação que permite a todos os cidadãos denunciar junto das entidades competentes.

Tipo de Debilidades

(para visualização integral do gráfico, rode o ecrã do telemóvel)

por Distrito

Os distritos com maior extensão geográfica e densidade populacional tendem a evidenciar um número superior de carências infraestruturais. Tal fenómeno pode ser atribuído a uma diversidade de fatores, nomeadamente a maior quantidade de estabelecimentos de ensino, a obsolescência das instalações e a pressão demográfica.

por Localidade

3 - Destaques por Município

Sete Municípios com Escolas Públicas
em situação Crítica

Destacamos sete municípios onde os problemas infraestruturais recolhidos neste estudo são mais relevantes, seja pelo número de relatos recolhidos, como também pelo facto destes municípios apresentarem uma densidade populacional considerável.

Para uma análise mais aprofundada, apresentamos as forças partidárias que atualmente governam estes sete municípios, seus presidentes eleitos e os vereadores responsáveis pelos pelouros da educação.

Adicionalmente, realizámos um levantamento detalhado dos programas de financiamento disponíveis, dedicados à conservação e manutenção das instalações escolares.

Apesar dos montantes significativos de financiamento disponibilizados — provenientes tanto de programas da União Europeia como dos Fundos de Financiamento para a Descentralização —, as condições em várias escolas continuam críticas. Evidencia-se a dificuldade dos municípios em priorizar obras de requalificação em estabelecimentos de ensino com graves debilidades, seja por inoperância, seja pela falta de um diagnóstico técnico minucioso dos problemas das escolas sob sua responsabilidade.

Um dos aspetos mais preocupantes é a presença de amianto em muitos edifícios escolares, o que reflete uma falha administrativa significativa na gestão do parque escolar confiado a estes municípios.

7 Municípios com Escolas Públicas em Situação Crítica
Município Força Partidária Partidária
Porto

Grupo Cidadãos Eleitores

Lisboa Aliança Democrática
Sintra partido socialista
Loures partido socialista
Almada partido socialista
Moita partido socialista
Barcelos Aliança Democrática

Municípios em Destaque: Análise e Correlações Relevantes

Força Política:

Grupo de Cidadãos Eleitores


Presidente:

Rui Moreira


Vereador do Pelouro da Educação:

Fernando Paulo

# Debilidades Estruturais Identificadas
1 Paredes rachadas ou com infiltrações
2 Fundações instáveis
3 Banheiros insalubres ou insuficientes
4 Banheiros não adaptados
5 Sistemas de iluminação deficientes
7 Presença de Amianto DENUNCIAR

1 047 555 €

Conservação das Instalações Escolares

A Câmara Municipal do Porto, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"

0 €

Recuperar Portugal

O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..

Escolas Públicas em situação Crítica

# Nome da Escola Localização Ranking Exames-2024
1 EB e Secundária Leonardo Coimbra - Filho Porto
2 EB do Viso Porto 761.º
3 EB Irene Lisboa Porto
4 EB da Constituição Porto
5 Escola Básica Augusto Gil Porto 1011.º
6 Escola Básica Eugénio de Andrade Porto 797.º
7 Escola Básica e Secundária Leonardo Coimbra - Filho Porto
8 Escola Básica Manoel de Oliveira Porto 1018.º
9 Escola Básica e Secundária Maria Lamas Porto
10 Escola Secundária António Nobre Porto 493.º
11 Escola Secundária Infante D. Henrique Porto 997.º
12 EB Irene Lisboa Porto
13 EB do Campo 24 de Agosto Porto
14 EB Augusto Gil Porto 1011.º
15 EB e Secundária Fontes Pereira de Melo Porto 321.º
16 Escola Artística do Conservatório de Música do Porto Porto 31.º
17 EB do Campo 24 de Agosto Porto
18 Escola Secundária Garcia de Orta Porto 91.º

Força Política:

PSD - CDS-PP - MPT - PPM


Presidente:

Carlos Moedas


Vereadora Educação:

Sofia Athayde

# Debilidades Estruturais Identificadas
1 Paredes rachadas ou com infiltrações
2 Sistema Electrico Defciente
3 Áreas Recreativas danificadas
4 Muros e cercas danificados
5 Sistemas de iluminação deficientes
6 Áreas alagáveis
7 Presença de Amianto DENUNCIAR

1 488 483 €

Conservação das Instalações Escolares

A Câmara Municipal de Lisboa, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"

0 €

Recuperar Portugal

O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..

Escolas Públicas em situação Crítica

# Nome da Escola Localização Ranking Exames-2024
1 Escola Secundária do Lumiar Lisboa 961.º
2 EB das Olaias Lisboa 1021.º
3 EB de Telheiras Lisboa 121.º
4 Escola Básica de São João de Deus Lisboa
5 Escola Básica Almirante Gago Coutinho Lisboa
6 Escola Básica Damião de Góis Lisboa
7 Escola Básica de Marvila Lisboa
8 Escola Básica de Telheiras Lisboa 121.º
9 Escola Básica dos Olivais Lisboa 883.º
10 Escola Básica e Secundária Luís António Verney Lisboa 1034.º
11 Escola Básica Eugénio dos Santos Lisboa
12 Escola Básica Fernando Pessoa Lisboa 638.º
13 Escola Básica Nuno Gonçalves Lisboa
14 Escola Básica Pintor Almada Negreiros Lisboa 1048.º
15 Escola Secundária D. Pedro V Lisboa 477.º
16 Escola Secundária Eça de Queirós Lisboa 287.º
17 EB de Telheiras Lisboa 121.º

Força Política:

Partido Socialista


Presidente:

Basílio Horta da Franca


Vereador Educação:

Bruno Parreira

# Debilidades Estruturais Identificadas
1 Paredes rachadas ou com infiltrações
2 Tetos com goteiras ou forros danificados
3 Banheiros insalubres ou insuficientes
4 Sistema elétrico deficiente
5 Banheiros não adaptados
6 Áreas recreativas danificadas
7 Falta de extintores ou sistemas de combate a incêndio
8 Muros ou cercas danificados
9 Sistemas de iluminação deficientes
10 Áreas alagáveis
11 Exposição a poluição sonora ou do ar
12 Presença de Amianto DENUNCIAR

1 354 577 €

Conservação das Instalações Escolares

A Câmara Municipal de Sintra, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"

0 €

Recuperar Portugal

O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..

Escolas Públicas em situação Crítica

# Nome da Escola Localização Ranking Exames-2024
1 Escola Secundária Miguel Torga Sintra 511.º
2 Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva Sintra 414.º
3 Escola Básica D. Carlos I Sintra 467.º
4 Escola Básica D. Pedro IV Sintra
5 Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos Sintra 660.º
6 Escola Básica e Secundária Gama Barros, Cacém Sintra 832.º
7 Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva Sintra 743.º
8 Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre Sintra 948.º
9 Escola Básica Padre Alberto Neto Sintra 938.º
10 Escola Básica Professor Egas Moniz Sintra 486º
11 Escola Básica Professor Galopim de Carvalho Sintra 1013.º
12 Escola Básica Ruy Belo Sintra 732.º
13 Escola Secundária Leal da Câmara Sintra 445.º
14 Escola Secundária Matias Aires Sintra 564.º
15 Escola Secundária Stuart Carvalhais, Massamá Sintra 302.º
16 EB e Secundária Alfredo da Silva Sintra 414.º

Força Política:

Partido Socialista


Presidente:

Ricardo Jorge Leão


Departamento de Educação:

Ricardo Jorge Leão

# Debilidades Estruturais Identificadas
1 Paredes rachadas ou com infiltrações
2 Tetos com goteiras ou forros danificados
3 Banheiros insalubres ou insuficientes
4 Sistema elétrico deficiente
5 Banheiros não adaptados
6 Salas de aula Superlotadas
7 Exposição a poluição sonora ou de ar

981 012 €

Conservação das Instalações Escolares

A Câmara Municipal Loures, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"

15 202 005 €

Recuperar Portugal

Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) Estão identificadas 17 escolas públicas em situação crítica.
Apenas duas escolas do concelho de Loures estão abrangidas neste programa de financiamento: Escola Básica Gaspar Correia e Escola Básica Maria Veleda.

Escolas Públicas em situação Crítica

# Nome da Escola Localização Ranking Exames-2024
1 EB da Quinta das Mós, Camarate/td> Loures
2 Escola Básica Bartolomeu Dias, Sacavém Loures
3 Escola Básica da Bobadela Loures 651.º
4 Escola Básica n.º 1 de Apelação Loures
5 Escola Básica de Bucelas Loures 687.º
6 Escola Básica de Camarate Loures 976.º
7 Escola Secundária de Sacavém Loures 932.º
8 Escola Secundária de São João da Talha Loures 341.º
9 Escola Secundária do Arco-Íris, Portela Loures 184.º
10 Escola Secundária José Afonso Loures 276º
11 Escola Secundária José Cardoso Pires Loures 573.º
12 Escola Básica do Catujal Loures 873.º
13 Escola Básica Gaspar Correia Loures 581.º
14 Escola Básica Luís de Sttau Monteiro Loures 670.º
15 Escola Básica Maria Veleda Loures 621.º
16 Escola Secundária de Camarate Loures 1033.º
17 Escola Básica de São João da Talha, Bairro do Estacal Novo Loures 958.º

Força Política:

Partido Socialista


Presidente:

Inês de Medeiros Victorino de Almeida


pelouro da Educação:

Maria Teodolinda Monteiro Silveira

# Debilidades Estruturais Identificadas
1 Paredes rachadas ou com infiltrações
2 Tetos com goteiras ou forros danificados
3 Banheiros insalubres ou insuficientes
4 Sistema elétrico deficiente
5 Banheiros não adaptados
6 Salas de aula Superlotadas
7 Presença de Amianto DENUNCIAR

826 450 €

Conservação das Instalações Escolares

A Câmara Municipal de Almada, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"

0 €

Recuperar Portugal

O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..

Escolas Públicas em situação Crítica

# Nome da Escola Localização Ranking Exames-2024
1 Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté Almada 357.º
2 Escola Básica D. António da Costa Almada 891.º
3 Escola Básica da Costa da Caparica Almada 801.º
4 Escola Básica da Trafaria Almada 1042.º
5 Escola Básica de Alembrança, Feijó Almada
6 Escola Básica do Miradouro de Alfazina, Monte de Caparica Almada 1040.º
7 Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade Almada 373.º
8 Escola Básica e Secundária Francisco Simões, Laranjeiro Almada 956.º
9 Escola Básica Elias Garcia, Sobreda Almada 572.º
10 Escola Básica e Secundária António Gedeão, Cova da Piedade Almada 598º
11 Escola Secundária Daniel Sampaio, Sobreda Almada 314.º
12 Escola Secundária de Cacilhas-Tejo Almada 307.º
13 Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal Almada 442.º
14 EB e Secundária António Gedeão, Cova da Piedade Almada 524.º
15 EB e Secundária de Monte da Caparica Almada 554.º
16 EB n.º 2 da Costa da Caparica Almada

Força Política:

Partido Socialista


Presidente:

Carlos Edgar Rodrigues Albino


pelouro da Educação:

António Carlos Pedrosa Pereira (PS)

# Debilidades Estruturais Identificadas
1 Áreas recreativas danificadas
2 Paredes rachadas ou com infiltrações
3 Tetos com goteiras ou forros danificados
4 Banheiros insalubres ou insuficientes
5 Sistema elétrico deficiente
6 Banheiros não adaptados
7 Salas de aula Superlotadas
8 Presença de Amianto DENUNCIAR

468 078 €

Conservação das Instalações Escolares

A Câmara Municipal de Moita, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"

0 €

Recuperar Portugal

O Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas - "Recuperar Portugal" (PRR) não contemplou (até à data) escolas identificadas como críticas pelo nosso estudo..

Escolas Públicas em situação Crítica

# Nome da Escola Localização Ranking Exames-2024
1 Escola Básica D. João I, Baixa da Banheira Moita 957.º
2 Escola Básica D. Pedro II Moita 720.º
3 Escola Básica de Fragata do Tejo Moita 768.º
4 Escola Básica de Vale da Amoreira Moita
5 Escola Básica e Secundária José Afonso, Alhos Vedros Moita 967.º
6 Escola Básica Mouzinho da Silveira, Baixa da Banheira Moita 914.º
7 Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira Moita 1046.º
8 EB de Fragata do Tejo Moita 768.º
9 EB n.º 1 da Baixa da Banheira Moita
10 Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira Moita 1046º

Força Política:

PSD - CDS-PP


Presidente:

Mário Constantino Lopes


pelouro da Educação:

Mariana Teixeira Batista de Carvalho

# Debilidades Estruturais Identificadas
1 Áreas recreativas danificadas
2 Paredes rachadas ou com infiltrações
3 Tetos com goteiras ou forros danificados
4 Banheiros insalubres ou insuficientes
5 Sistema elétrico deficiente
6 Banheiros não adaptados
7 Salas de aula Superlotadas
8 Presença de Amianto DENUNCIAR

534 871 €

Conservação das Instalações Escolares

A Câmara Municipal de Barcelos, recebeu em 2024, ao abrigo do Programa "Fundo de Financiamento da Descentralização"

69 798 163 €

Recuperar Portugal

Quatro escolas em Barcelos serão alvo de intervenção ao abrigo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). No entanto, as escolas EB de Arcozelo, EB de Manhente e EB Rosa Ramalho, identificadas como críticas no nosso estudo, não foram contempladas nesta fase..

Escolas Públicas em situação Crítica

# Nome da Escola Localização Ranking Exames-2024
1 EB Gonçalo Nunes, Arcozelo Barcelos 1038.º
2 EB de Arcozelo Barcelos
3 Escola Básica de Manhente Barcelos 425.º
4 Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Lijó Barcelos 347.º
5 Escola Secundária de Barcelinhos Barcelos 253.º
6 EB Rosa Ramalho, Barcelinhos Barcelos 157.º

4 - Implicações nas Políticas Públicas

  • Descentralização com Limitações: Embora a autonomia financeira dos municípios permita uma gestão local mais ágil, a falta de um plano coordenado nacional impede soluções eficazes para problemas estruturais complexos.
  • Inconsistência no Financiamento: A ausência de financiamento do PRR para as escolas mais críticas destaca a necessidade de maior transparência na definição dos critérios de investimento.
  • 5 - Recomendações

  • Fiscalizar a aplicação dos fundos recebidos, como o "Fundo de Financiamento da Descentralização", para garantir que sejam utilizados de forma eficaz e transparente.
  • Plano Nacional para Remoção de Amianto: Implementar com urgência um programa nacional para eliminar o amianto das escolas.
  • Incentivar a Participação da Comunidade Escolar: Reforçar o envolvimento de pais, alunos e funcionários na fiscalização e na pressão por melhores condições infraestruturais.
  • Garantir que todas as escolas sejam acessíveis e inclusivas, com banheiros adaptados e condições adequadas para alunos com necessidades especiais.

  • 6 - Conclusão

    As debilidades infraestruturais nas escolas públicas têm um impacto profundo e multifacetado, afetando a segurança, a saúde, a qualidade do ensino e a equidade no acesso à educação. A persistência desses problemas, mesmo com financiamento disponível, revela falhas na gestão e na priorização das necessidades educacionais. É urgente agir de forma coordenada e eficiente para garantir que todas as escolas ofereçam um ambiente seguro, saudável e propício às aprendizagens.


    Enquadramento - faq

      Estamos a recolher dados detalhados sobre as infraestruturas das nossas escolas públicas. O nosso objetivo é criar um mapa nacional das fragilidades estruturais, envolvendo toda a comunidade na identificação e resolução destes problemas. Numa primeira fase, queremos compreender a dimensão dos problemas e, posteriormente, exigir que as entidades competentes assumam a responsabilidade pela sua resolução.
      Para isso, desenvolvemos um formulário acessível que permite que a comunidade educativa possa contribuir para identificar fragilidades na sua escola, partilhando fotografias das anomalias e outras informações importantes.

      O formulário está organizado em 6 categorias principais:

      • Estruturas físicas comprometidas.
      • Problemas em instalações básicas.
      • Falta de acessibilidade.
      • Espaços inadequados ou insuficientes.
      • Riscos de segurança.
      • Impactos ambientais.

      A sua participação é fundamental para identificarmos as fragilidades das nossas escolas públicas. Juntos, podemos construir soluções e garantir melhores condições para todos!

      Manteremos este formulário ativo ao longo de todo o ano letivo, permitindo que reporte novas anomalias na escola ou atualize o estado dos problemas já identificados. Este é um espaço dinâmico, em constante atualização, criado para acompanhar o estado das nossas escolas.

    O que implica a descentralização de competências para os municípios (setor da educação)?

    "O município tem a responsabilidade pelo planeamento da oferta educativa, do transporte escolar, do investimento nos edifícios escolares, da gestão da ação social escolar, do fornecimento de refeições, da gestão das residências escolares, do recrutamento, seleção e gestão do pessoal não docente, ou da vigilância e segurança dos equipamentos educativos (em articulação com as forças de segurança).

    A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, e a Lei n.º 169/99 de 18 de setembro (com as alterações), definem as competências dos municípios.

    Em geral, as câmaras municipais têm responsabilidades na gestão de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância públicos. A gestão de escolas de outros ciclos de ensino é da responsabilidade do Ministério da Educação. No entanto, como mencionado anteriormente, houve transferências de competências, pelo que a consulta do registo no Portal Autárquico é fundamental.

    Pode consultar o "Registo na Conservatória das Escolas Transferidas para os Municípios" para verificar se a escola em questão foi transferida para a responsabilidade do município. Este registo é crucial, pois desde 2019, com o Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, houve uma transferência de competências para os municípios em relação a algumas escolas. https://portalautarquico.dgal.gov.pt/pt-PT/transferencia-de-competencias/educacao/

    O orçamento total destinado pelo Ministério da Educação para a manutenção e melhoria das instalações escolares em 2024 abrange diversas outras iniciativas e projetos em todo o país. Para obter informações detalhadas sobre o orçamento global e a distribuição dos recursos, recomenda-se consultar o Orçamento do Estado para 2024, disponível no Diário da República.

    fonte:https://portalautarquico.dgal.gov.pt

    Dedicado à demografia, qualificações e inclusão, este programa terá uma dotação de cerca de 5,7 mil milhões de euros financiada pelo FSE+ e dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente, embora algumas das suas medidas possam abranger as regiões de Lisboa e do Algarve.
    Tem intervenções nos domínios das políticas ativas de emprego, da educação e formação profissional e superior, do combate à privação material, da inclusão social e da igualdade de oportunidades, com intervenções que, em conjunto, também contribuem para enfrentar o desafio demográfico, dando cumprimento quase integral ao objetivo Portugal + Social.

    fonte:https://pessoas2030.gov.pt/o-pessoas-2030/#etapas

    O objetivo da medida é assegurar a igualdade de acesso a escolas públicas de qualidade, aumentando assim a sua atratividade e inclusão e reduzindo as disparidades territoriais. O investimento consistirá na construção de novas escolas ou na renovação de escolas existentes. Os investimentos devem centrar-se em escolas primárias e secundárias que tenham sido identificadas como necessitando de intervenção prioritária.

    Resultados e Objetivos

    Assinar contratos para a construção ou renovação de 75 escolas públicas do ensino básico e secundário. A escolha das escolas a renovar e da localização das novas escolas deve basear-se numa avaliação das necessidades. Construir ou renovar 75 escolas públicas incluindo a aquisição de equipamento necessário para o funcionamento das escolas novas ou renovadas.

    fonte:https://recuperarportugal.gov.pt/prr-resiliencia/qualificacoes-e-competencias/re-c06-i09-01-escolas-novas-ou-renovadas/

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