Relatórios
Estatísticas Nacionais (Síntese)
Total de Escolas registadas
395
Total de Participações
1007
Última Participação
Participação anónima
2025-10-10 08:13:30
Nº Total de Debilidades Reportadas
904
Escolas com Amianto
287
fonte: 1ºsemestre 2024 - DGTF + Participações da comunidade educativaDebilidades Infraestruturas nas Escolas Públicas Nacionais
Últimas Imagens/Prova
Relatório por Concelho
Listagem de financiamentos por concelho e respetivas escolasPrograma FFD e Pessoas2030(PRR)
- Estruturas físicas comprometidas.
- Problemas em instalações básicas.
- Falta de acessibilidade.
- Espaços inadequados ou insuficientes.
- Riscos de segurança.
- Impactos ambientais.
Estamos a recolher dados detalhados sobre as infraestruturas das nossas escolas públicas. O nosso objetivo é criar um mapa nacional das fragilidades estruturais, envolvendo toda a comunidade na identificação e resolução destes problemas. Numa primeira fase, queremos compreender a dimensão dos problemas e, posteriormente, exigir que as entidades competentes assumam a responsabilidade pela sua resolução.
Para isso, desenvolvemos um formulário acessível que permite que a comunidade educativa possa contribuir para identificar fragilidades na sua escola, partilhando fotografias das anomalias e outras informações importantes.
O formulário está organizado em 6 categorias principais:
A sua participação é fundamental para identificarmos as fragilidades das nossas escolas públicas. Juntos, podemos construir soluções e garantir melhores condições para todos!
Manteremos este formulário ativo ao longo de todo o ano letivo, permitindo que reporte novas anomalias na escola ou atualize o estado dos problemas já identificados. Este é um espaço dinâmico, em constante atualização, criado para acompanhar o estado das nossas escolas.
O que implica a descentralização de competências para os municípios (setor da educação)?
"O município tem a responsabilidade pelo planeamento da oferta educativa, do transporte escolar, do investimento nos edifícios escolares, da gestão da ação social escolar, do fornecimento de refeições, da gestão das residências escolares, do recrutamento, seleção e gestão do pessoal não docente, ou da vigilância e segurança dos equipamentos educativos (em articulação com as forças de segurança).
A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, e a Lei n.º 169/99 de 18 de setembro (com as alterações), definem as competências dos municípios.
Em geral, as câmaras municipais têm responsabilidades na gestão de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância públicos. A gestão de escolas de outros ciclos de ensino é da responsabilidade do Ministério da Educação. No entanto, como mencionado anteriormente, houve transferências de competências, pelo que a consulta do registo no Portal Autárquico é fundamental.
Pode consultar o "Registo na Conservatória das Escolas Transferidas para os Municípios" para verificar se a escola em questão foi transferida para a responsabilidade do município. Este registo é crucial, pois desde 2019, com o Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, houve uma transferência de competências para os municípios em relação a algumas escolas. https://portalautarquico.dgal.gov.pt/pt-PT/transferencia-de-competencias/educacao/
O orçamento total destinado pelo Ministério da Educação para a manutenção e melhoria das instalações escolares em 2024 abrange diversas outras iniciativas e projetos em todo o país. Para obter informações detalhadas sobre o orçamento global e a distribuição dos recursos, recomenda-se consultar o Orçamento do Estado para 2024, disponível no Diário da República.
fonte:https://portalautarquico.dgal.gov.pt
Dedicado à demografia, qualificações e inclusão,
este programa terá uma dotação de cerca de 5,7
mil milhões de euros financiada pelo FSE+ e
dirige-se às regiões menos desenvolvidas do
continente, embora algumas das suas medidas
possam abranger as regiões de Lisboa e do
Algarve.
Tem intervenções nos domínios das
políticas ativas de emprego, da educação e
formação profissional e superior, do combate à
privação material, da inclusão social e da
igualdade de oportunidades, com intervenções
que, em conjunto, também contribuem para
enfrentar o desafio demográfico, dando
cumprimento quase integral ao objetivo Portugal +
Social.
fonte:https://pessoas2030.gov.pt/o-pessoas-2030/#etapas
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